5 de dez. de 2010

Fragilidade conceitual nos livros diáticos

  Atualmente, convivemos com um problema na escola que muitas vezes até deixamos passar despercebido, ou fazemos vista grossa. Os conteúdos ministrados em sala de aula tem apresentado grande distancia em relação ao que é estudado no ambiente acadêmico. É evidente que não é possível abordar os temas com a mesma profundidade, porém ao tentar uma nova maneira para ensinar o assunto, o mesmo acaba sendo distorcido em relação às produções científicas. Faz-se necessário, desta forma, relacionar a academia com a escola. O ambiente acadêmico é o local de produção de conhecimentos e técnicas para serem aplicados à sociedade.

Para os Parâmetros Curriculares Nacionais a geografia é a área do conhecimento que está comprometida com o possibilitar de uma leitura e compreensão crítica do mundo aos alunos, de maneira que estes possam interpretar que o mesmo é passível de transformações. Atualmente a sociedade vem passando por mudanças cada vez mais rapidamente, o que tem transformado a vida das pessoas e o papel das instituições sociais. Paralelamente o acesso às informações tem sido cada vez maior, contudo, o que pode ser observado é que essas informações são fragmentadas, e o currículo escolar não possui um caráter que possibilite a ligação do estudo em sala com a vida em sociedade e com as informações obtidas .


A geografia é a ciência que busca compreender a intrínseca relação entre a sociedade e a natureza, onde o espaço geográfico torna-se o objeto de estudo dos geógrafos. Desta maneira, pode-se entender que o espaço trata da relação do homem com o seu meio, e para compreender melhor o produto desta interação, o espaço pode ser analisado através de uma categoria analítica. Desta maneira, a forma cartesiana como os conteúdos aparecem nos livros didáticos nos levam a refletir se tratados desta forma, será possível levar os alunos a entender os processos que estão ocorrendo no espaço.

Um comentário:

  1. Excelente abordagem. Hoje, muitos livros didáticos embutem na mente dos alunos a cultura da "decoreba", em que o aluno apenas decora o conteúdo para passar na prova, logo depois, tudo cai no esquecimento. Diante dessa realidade, é necessário que cada educador se concientize que sua aula não deve se basear apenas no livro didático, mas também em outros recursos como: Filmes, documentários, revistas científicas, jornais, trabalho de campo junto com os alunos, entre outros. Dessa forma, iremos contribuir para uma educação de qualidade.

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